Os benefícios do óleo essencial de Erva Doce para o corpo: É um excelente purificador do organismo, eliminando toxinas resultantes do excesso de alimentos e álcool. É ótimo para ressaca, pois atua como tônico no fígado, nos rins e no baço. Elimina venenos de insetos e também de mordida de cobra. Auxilia nas dietas de emagrecimento, pois parece ser eficaz na dissolução da celulite através de sua ação diurética. Também pode dissolver cálculos renais.
É benéfico para problemas de estômago, pois é um tônico para a digestão. Alivia a indigestão quando o indivíduo se alimenta em situação de estresse, pois tem efeito calmante sobre o sistema nervoso. É ótimo para soluço, náusea, vômito e cólica. Sua ação purificadora sobre os intestinos ajuda a aliviar a prisão de ventre e a flatulência.
Como antiespasmódico e expectorante, pode ser útil em casos de resfriado, bronquite e coqueluche. Acredita-se que ative o sistema glandular, imitando o hormônio estrogênio. Isto pode torná-lo útil no tratamento da tensão pré-menstrual, nos casos de fluxo escasso, problemas de menopausa e baixa sensibilidade sexual. É bastante conhecida sua propriedade de aumentar a produção de leite durante a amamentação.
As propriedades terapêuticas do óleo essencial de Erva Doce para a pele: Parece ter ação purificadora e tônica sobre a pele, e acredita-se que reduza a formação de rugas.
Ótimo para diminuir o apetite, bom para constipações, e menopausa. Era usada em rituais contra espíritos demoníacos e para neutralizar venenos, também era tida como um bom desobstruidor do fígado e para problemas digestivos.
Seu nome científico é Foeniculum vulgare, e é um óleo essencial extraído das sementes da planta.
Principais indicações:
Estimulante; afrodisíaco; emagrecimento; estética corporal; desintoxicação corporal; pele oleosa.
O óleo essencial de Erva doce combina bem com os óleos essenciais de lavanda, limão, rosa, sândalo, gerânio, alecrim e manjericão.